
Independente do estilo escolhido, o véu fará parte de toda composição. Deverá harmonizar com o vestido, penteado e local do casamento. Para escolher o véu de noiva ideal é necessário pensar em todo o conjunto: vestido, estilo do casamento, penteado e etc.
Seguindo algumas dicas e conhecendo os modelos de véu existentes que vou mostrar aqui, fica fácil escolher o véu perfeito para coroar seu visual. Pesquisando sobre o assunto, descubro que existe uma quantidade enorme de tipos de véu de noiva. Até então eu achava que só haviam os tipos longo e curto.
Para entender melhor esse universo, vou listar aqui alguns dos modelos mais usados. Essas informações podem te ajudar na hora de escolher o véu perfeito que melhor vai combinar com seu estilo.
É o tipo de véu mais tradicional usado para casamentos em igrejas ou locais fechados.
O tamanho desse véu varia de 2 a 5 metros e combina muito com os vestidos longos, sendo maior que a cauda do vestido.
As noivas baixinhas devem ter cuidado ao escolher esse modelo de véu porque quanto mais comprido o véu, mais a silhueta parecerá achatada.
O comprimento desse véu vai até a ponta dos dedos da mão da noiva.
Combina com quase todos os tipos de vestido, exceto os modelos curto.
Nesse modelo o comprimento é baseado no cotovelo da noiva, sendo um pouco mais curto que o véu ponta de dedo.
As noivas podem aproveitar o fato que esse modelo de véu vai combinar com qualquer estilo de vestido e penteado escolhido.
Ideal para quem quer leveza e simplicidade.
Esse é uma opção mais curta e mais despojada. Indicado para cerimônia diurnas, combinam bem com vestidos curtos e tomara que caia.
Estilo de véu que funciona como um acessório podendo cobrir o rosto ou parte dele e também o cabelo.
Normalmente esse modelo de véu de noiva é confeccionado com tule ou renda e tem aparência de uma tela. Antigamente a função do voilette era proteger os olhos da claridade.
Esse modelo combina com uma noiva mais moderna, informal e com muita personalidade, que opte por um vestido mais curto e mais sequinho. Ideal para um casamento durante o dia na praia ou no campo.
Muito parecido com o véu longo, representa pureza e juventude.
Nesse véu o tecido utilizado é mais grosso combinando com o vestido. Será o destaque do look e o sucesso da cerimônia.
Um acessório que acompanha o penteado. Pode ser uma coroa, tiara, flores ou presilha. A grinalda pode ser usada sozinha ou acompnhadando o véu da noiva. Experimente os diversos modelos de véu no para perceber qual comprimento funciona melhor com o seu vestido. O estilo do véu deve completar a silhueta.
Fique atenta também a cor do véu da noiva, que deve estar bem próxima ao tom do vestido. Esses tons podem variar de branco, marfim, bege, rosa e dourado, com acabamento normal ou com brilho.
Algumas noivas optam por usar um véu antigo, aquele que é herança de família e foi usado pela avó. Uma peça como essa pode não ter uma cor tão próxima ao vestido mas é carregada de sentimeto e significado e isso tem mais importância.
A noiva pode brincar com as formas e texturas do véu no momento da escolha. Se o vestido escolhido for muito rendado, bordado e com brilho, opte por um véu mais simples. Já se o seu vestido de noiva é mais simples e minimalista, seu véu pode ser mais arrojado. Abuse das formas e texturas como aplicações de flores. Lembrando sempre que o véu deve combinar com seu vestido complementando em cor, tamanho e estilo.
A escolha do tecido que será usado no véu é um item que não deve ser negligenciado.
O tule é uma escolha clássica que evita erros. Mas a depender do seu estilo, pode considerar outras opções como cetim, renda e seda.
Além de ser uma escolha mais econômica, o tule, por ser um material sintético, mantém uma forma melhor é a aparência fica mais clara e etérea do que o cetim ou a seda.
O penteado a ser usado pela noiva tem influência direta na escola do véu. Antes de decidir o modelo do véu, pense no penteado. O estilo escolhido afeta diretamente na escolha do véu.
Um véu longo com grinalda pesada pede um penteado preso para sustentar e apoiar tudo isso. Um coque é uma boa opção.
Reflita também sobre a posição no véu na cabeça. A depender do penteado é melhor o véu preso na parte da frente. Já com outros penteados será mais bonito um véu preso na parte de trás. Veja o que melhor te atende.
No meio de todos os detalhes que fazem o visual da noiva tão especial, o véu é o queridinho. Um item exclusivo que traz personalidade deixando a noiva ainda mais marcante.
Faça sua escolha e brilhe no seu grande dia.